quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Os meus olhos viram a vossa salvação


Lc 2,21-40
Todos os anos busco uma passagem bíblica que motive mim e a EESA-JF a viver a espiritualidade do novo ano que chega. Este ano Deus me falou através da passagem de Simeão, a apresentação no templo. Quero destacar três pontos, desta passagem que fizeram diferença para mim e com certeza fará diferença também na sua vida se você acolhê-los também.

1º  - Maria e José colocaram o nome do seu Salvador: (v21-24)
·         O anjo havia anunciado que o nome é Jesus, e eles, colocaram este nome no seu Salvador. Muitas vezes pensamos que o nosso salvador tem outro nome, que é algo ou alguém em nossa vida em quem nós colocamos toda a nossa esperança, porém o verdadeiro nome do nosso salvador é Jesus, e o natal é o tempo de colocar o nome do  nosso verdadeiro Salvador: Jesus!
·         Outra coisa que me chama a atenção é que alem da circuncisão e o nome do menino, havia também um ritual de purificação para a mãe, por causa do parto, não tinha nada ver com questão moral, e sim um cumprimento da lei. E Maria que é imaculada, se submeteu a este ritual, como fez Jesus no rio Jordão com João Batista. Para mostrar que todos nós precisamos de purificação, em qualquer aspecto de nossa vida, e natal é tempo de purificar o coração.

 2º - A perfeita Eleita: (v36-40)
·         Há uma mulher que me chamou atenção na passagem, cuja mensagem é belíssima, Ana. Esta viúva, que, como as viúvas do Antigo Testamento, esperavam o seu resgatador para desposá-las, como Boaz fez com Rute (Rt 2-4).Sua idade é significativa, 84 anos (12x7) o numero 12 é o numero dos escolhidos(as 12 tribos de Israel, os apóstolos) e 7 é o numero da perfeição, Ana é o símbolo da perfeita eleita, é o símbolo da igreja, de todos nós, que mesmo com as rugas de sua história,continua sendo a amada do Senhor esperando a sua volta.Nós também temos as nossas “rugas” de nossa vida, mas para o Amado somos sempre belos, somos sempre “Anas”,  que significa pura; E aquela senhora viu naquele menino o seu resgatador o seu “Boaz”. Jesus é o nosso resgatador que veio a este mundo fazer uma aliança eterna conosco, comprou-nos com seu sangue e abriu com sua ressurreição as portas do seu reino para nós, subiu para preparar as núpcias, enviou o Espírito Santo para preparar a noiva e em breve vira buscá-la para viver na eternidade com Ele, Esta noiva somos nós, é a Igreja.Natal também é tempo de preparar-se para o amado.Advento é preparar-se para a aventura, de ir ao seu encontro em cada ano que chega o ano com o Cristo que vem , tão certo quanto a primeira vez, vira para nos levar ao lar.

3º  - O velho e o novo se encontram(v:25-35)
·         Simeão é um homem que esperou sua vida inteira o cumprimento da promessa de Deus. Era um homem impulsionado pelo Espírito Santo; Naquele dia ele foi ao templo e encontrou  um casal  consagrando o seu primogênito, como era de costume na época, porem Simeão soube distinguir que aquele não era um menino qualquer.A sabedoria é a capacidade de distinguir os momentos, e Simeão teve sabedoria.A ignorância é a arma que o diabo usa para nos perder (Os 4,6).Quantos natais foram abortados em nossa vida por causa da ignorância de viver no passado, de não perceber nas entrelinhas da simplicidade da vida a presença de Deus  ou de abrir os ouvidos para sua Palavra e acolhê-la. O nome Simeão significa “aquele que ouve e atende”  e este é segredo da Sabedoria de Simeão, escutar a Palavra de Deus  para poder ver a Salvação ou o salvador que é o mesmo.Enxergar na Bíblia é significa sair da ignorância, sabedoria, e Simeão foi sábio em perceber o tempo da Salvação em sua vida. Que neste ano de 2012 sejamos impulsionados pelo Espírito Santo e a Palavra de Deus para sairmos da ignorância e perceber os momentos em nossa vida. Para vermos a Salvação de Deus!
·         Simeão representa todo o Antigo Testamento que aguardou a chegada do novo, e quando este chegou, acolheu-o em seus braços vendo nele o cumprimento de toda a promessa. Deus quer que perseveremos como Simeão para vermos, pela fé as suas promessas se realizarem no meio de nós. Você não vai morrer enquanto não ver pela Fé o cumprimento das promessas de Deus em sua vida.Não desista, não deixe de acreditar, Simeão perseverou e alcançou, só os que perseveram podem ver a Salvação (Mt 24,13).
·         Temos que ser como Simeão, o ancião que acolheu o novo, e Nasceu de novo em sua Esperança. Como o ano que passa acolhe o que chega, acolha também a graça de ser este menino. O discípulo imita o mestre, é tempo de sermos novos como neste tempo em que Jesus como menino se apresenta para nós, e termos pela frente mais do que um ano novo, mas uma Nova Vida também.

Feliz Ano Novo
Cristiano Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário